Meus livros!

10 fevereiro 2010

PLÁGIO NÃO!



Foi com pesar que soube, pela Lili do blog "Nossos Romances", que suas resenhas haviam sido plagiadas. Sem contar a imitação de seu layout e do título do blog.
Quando alguém usurpa o trabalho de outrem, sem mencionar a autoria, configura-se plágio, o que, nos termos do artigo 184, caput, Código Penal, configura crime contra a propriedade intelectual. Ressalte-se que o plágio viola os direitos autorais e traduz pobreza de ideias e falta de originalidade.


Eis o post do movimento contra a apropriação intelectual:

"A blogosfera literária unida vem através desta blogagem coletiva mostrar seu repúdio a aqueles que se utilizam dos textos alheios para se projetar na web.
O mundo virtual dos blogs é um espaço livre, de compartilhamento de ideias e opiniões, mas essa liberdade também deve ser norteada pelos princípios da ética e da camaradagem.
Infelizmente a ética e a camaradagem não têm sido respeitadas por algumas pessoas. Nos últimos dias tivemos conhecimento de que um dos blogs dedicados a falar sobre o universo dos livros o 'Nossos Romances', foi quase que totalmente copiado. A proprietária (e nós também) vimos que o layout do blog tem diversas semelhanças e vários textos foram simplesmente transplantados de um blog para o outro. A confirmação do plágio se deu a partir da comprovação que as mesmas resenhas publicadas no blog Nossos Romances, estavam publicadas aqui:

Plágio 1 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio1.jpg
Plágio 2 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio2.jpg
Plágio 3 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio3.jpg
Plágio 4 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio4.jpg
Plágio 5 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio5.jpg
Plágio 6 - http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio6.jpg

As blogueiras têm consciência de que quando os textos estão inseridos na internet, há possibilidade de menções e cópias, mas o que não é admitido é ter os nossos textos copiados, sem a nossa autorização ou, pelo menos, um aviso de que o texto será reproduzido. A falta desse aviso é compreendido pelas blogueiras como uma simples cópia com o intuito de aproveitar-se da audiência e/ou sucesso alheio.
O caso do blog Nossos Romances que teve seus textos copiados, chegou a tal ponto que até o domínio .com.br foi registrado. A ação é considerada como plágio e a blogosfera literária repudia, abomina e em conjunto vai denunciar essa atitude."

4 comentários:

  1. Muito obrigada Bruna pelo apoio!
    E vai dar tudo certo sim!
    A única coisa boa disso tudo, é que muitas amigas blogueiras estão criando os domínios para os seus respectivos blogs. Pelo menos, quantos aos títulos estarão evitando o plágio e ninguém poderá usurpar a imagem dos respectivos blogs.
    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  2. Isto mesmo amiga, vamos nos unir contra esta prática imperdoável que é o plágio!
    Querida, estou com problemas na postagem do meu
    blog. Foi um custo pra conseguir postar hoje seu
    poema...mas consegui. A formatação não ficou muito boa mas não vou mexer porque senão da um curto como deu ontem. Já escrevi para o "Sem Nome" e estou esperando uma resposta.
    Desculpe mas esqueci se vc me respondeu sobre ocadastro no "Poemas a flor da Pele". Eu creio que vc ainda não é cadastrada. Vou te mandar um convite. Ando super ocupada, mas vou dar um jeitinho.
    bjus
    Marineide

    ResponderExcluir
  3. Eu de novo. Não tenho como te mandar convite porque não tenho seu endereço de email. Assim sendo vou te mandar o link para você se registrar
    http://poemasaflordapele.ning.com
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Bruna, hoje visitei seu outro cantinho (negro), caso você queira eu te mando umas amostras de layouts para blogs negros, free. Se vc gostar de algum e quiser colocar, me avise que eu te mando o código para vc colocar. É fácil e não custa nada.
    Um abraço
    Qualquer outra coisa que vc quiser, mural, etc, eu te ajudo a colocar. Ainda estou de férias da faculdade.
    um beijo
    Marineide

    ResponderExcluir

Comente aqui, vou adorar trocar opinião!