Meus livros!

15 maio 2010

Literatura Nacional



Há alguns dias eu queria comentar o "Desafio Nacional" que muitos blogs estão divulgando. É uma alegria, para nós - os novos autores, ver leitores se mobilizando em prol de uma campanha como essa. Gostei tanto da postagem da Iris (uma estudante de jornalismo pra lá de promissora) que pedi autorização para trazê-la ao Feitiço:

"Quantos autores nacionais tem na sua estante? Eu não falo de clássicos pedidos pela sua escola. Quantos você leu e comprou por vontade própria? Muitos devem estar parando agora e pensando que talvez não aja nenhum autor nacional além de Machado de Assis e José de Alencar entre seus livros. Não estou dizendo que esses autores não são bons, muito pelo contrário. Você já leu 'Cinco Minutos' de José de Alencar? E 'O Cortiço' de Aluísio de Azevedo? Eu amo. Mas hoje o papo é outro: e os nossos escritores atuais?

Depois do post da Carol Christo sobre o futuro da literatura juvenil no Brasil e uma matéria que eu estou fazendo sobre o assunto para um trabalho da faculdade, isso anda rondando minha cabeça. Hoje no twitter (não me segue? Clica aqui) começamos a discutir sobre o espaço que os autores nacionais tem tido no mercado. Com uma ideia coletiva que foi brotando junto com a Bell, a Babi, a Carol e o Enderson, nós resolvemos propor uma discussão sobre o assunto, além de uma campanha muito legal.
Vamos começar a ler mais nacionais? O desafio é tentar ler pelo menos dez livros nacionais esse ano (eu já li oito, estão chegando mais dois nacionais para mim essa semana), além de divulgar o trabalho desses autores maravilhosos.
Nós temos que comprar, divulgar, ler, resenhar, pedir nas livrarias. Hoje eu fiquei muito orgulhosa quando vi o livro da Paula Pimenta na Saraiva e ainda em um lugar de destaque, próximo aos livros da Meg Cabot.
Caso vocês não saibam, nossos autores levam apenas dez porcento do valor das vendas do livro. E muitos tem muitas dificuldades até conseguir que uma editora se interesse pelo seu livro, como o caso de 'Todas as Estrelas do Céu', do Enderson Rafael, que só conseguiu que seu livro fosse publicado após mostrar seu potencial com os leitores.
Nós temos escritores maravilhosos como Paula Pimenta, Enderson Rafael, Bruna Longobucco, Leila Rego, Raphael Draccon, Roberta Polito, Felipe Pan, Vivianne Fair, Kamila Denlescki, Albarus Andreos, e outros que tem sido divulgados na blogosfera literária. Não li todos eles ainda, li a maioria, mas outros estão sendo providenciados.
Leve essa campanha para seu blog. Leia esses escritores e os divulgue. Quanto mais você estimular a literatura nacional, mais ela vai crescer e mais livros de qualidade vão chegar para nós. Além disso, as editoras vão acreditar mais. E se você tem o sonho de ser escritor um dia, essa campanha fala diretamente com você! Porque se começarem a ler mais nacionais, vai ser muito mais fácil o público chegar ao seu livro. Porque o mundo literário não é monopólio. Quando você se apaixona por um tipo de leitura, você procura outras e outras. Ajude aos nacionais, abra espaço para esses talentos maravilhosos e abra espaço para seus sonhos também.

Se você ainda não leu nenhum nacional, tem duas promoções nacionais rolando no blog! Corre lá."

Clique aqui para acessar o blog "365 livros por ano"
e participar das promoções. Lá você concorre a um exemplar de "Sem Destino" e um de "Centúrias"! Viva o Desafio Nacional!




Se você é um novo autor como eu ou um leitor compulsivo, não deixe de particiar desta campanha!

11 comentários:

  1. Bruna,a campanha é o máximo,promover a nossa literatura é uma prazer para nós,boa sorte amiga,que seus livros sejam lidos e comprados no país todo!!!beijo;**

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta iniciativa!! Já estou participando!!

    ResponderExcluir
  3. Bruninha..
    Tá chegando o dia, espero que seja muito, mas muito promissor o seu lançamento.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Realmente incentivar as pessoas a lerem os nacionais é tudo. Eu também adorei o Cortiço, mas sou apaixonado por Shakespeare. Fazer o quê, é um amor incondicional. Mas por que essa obsessão de dar prioridade a Meyer ou a Rouling? Nosso autores são tão bons... Isso mesmo, vamos incentivar.

    E só uma correçãozinha, quando você pôs no texto "siga-me no twitter, clique aqui" eu não achei o link. Mas tudo bem, depois eu volto aqui e procuro em outro canto.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/17/2010

    Achei a iniciativa muito boa e tenho uma idéia que gostaria de acrescentar. Penso que poderíamos montar uma associação de nossos escritores e, com o apoio de patrocínio viabilizar uma "Mostra Intinerante dos Novos Escritores". Solitariamente não somos ninguém mas, em grande número, tudo pode acontecer colocando fim a mendigancia por editoração de nossos livros. A venda direta ao consumidor fará da iniciativa algo novo como o contemporaneo de nossa escrita.
    LUCIANO ESPOSTO

    ResponderExcluir
  6. #Promo @Edilzza + @blogobucco sorteiam Sem Destino para você!Participe!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna, primiro obrigado por sua presença lá no Verseiro, estou curioso aqui entendendo o que é esse desafio...uma bela iniciativa, sabe que tenho muitos livros de auotres brasileiros, mas de poemas, a maioria deles são de poetas brasileiros e tenho alguns auotres de contos, romances, ficção e hunor tamb´m, tudo tupiniquim...
    Fico feliz por ter sido lembrada nesta lista, sinal que su talento coemça a despontar...
    Breve teremos então a Bruna no Espaço Aberto...rsrsr
    Um abraço na alma...bjo..sucesso

    ResponderExcluir
  8. Querida Bruna... estou em falta com meus amigos.
    Estou com a vida bastante corrida. Mas jamais esqueço quem faz parte do meu coração.
    Amanhã se Deus quiser irei te conhecer pessoalmente e dar aquele abraço carinhoso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    To chegando para informar que o Mix agora é .com!!!
    Todo o conteúdo do Mix para você, com mais comodidade e profissionalismo!!!

    Mude seu link ok?
    www.mixculturainformacaoearte.com

    ResponderExcluir
  10. Bruna!!!!!!!!

    Tem um selinho especial para vc em meu blog,com alguns segredinhos,espero que goste,eu amei!!!


    http://www.viajenaleitura.com.br/2010/05/resultado-do-sorteio-toda-garota-quer-e.html

    ResponderExcluir
  11. Oi amigo, tem selinho para vc no meu blog,e as regras dele são bem interessantes, passa lá e pega, grande beijo!

    ResponderExcluir

Comente aqui, vou adorar trocar opinião!