Meus livros!

05 junho 2010

INCLUSÃO LITERÁRIA



Desde a primeira vez em que fiquei sabendo sobre a Nova Coletânea, pensei: "Se todo mundo colocasse em prática sua boa intenção ou um plano, ainda que modesto, a educação, a cultura, o meio ambiente, enfim, nosso mundo estaria melhor. O problema é que muita gente só critica, reclama e não faz nada. Ora, o professor e escritor mineiro Bruno Resende Ramos, organizou um projeto que estimula a escrita e também a leitura. Existe lugar melhor do que a escola para mudar nossa cultura de não-leitores? É dificil sim, mas não é impossível. E QUANDO NÃO TEMOS MUITOS RECURSOS PARA AGIR E INTERAGIR, OS PASSOS SÃO MENORES, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES."

O livro “Infância que te quero ter”, escrito pelos alunos da rede pública da cidade de Texeira, Minas Gerais, representa uma nova perspectiva literária e vem ganhando reconhecimento na mídia.

Desde 2005, o blog da Nova Coletânea serve de espaço para a publicação coletiva de vários autores. Vibrei ao ver uma matéria na Revista Literacia , sessão "Vozes da Escola". Para quem ainda não conhece, traz artigos e críticas de notáveis, dentre eles, Affonso Romano de Sant’Anna.
A Literacia assim descreveu o projeto: é uma espécie de cooperativa de escritores que deu origem a livros que foram doados para escolas e bibliotecas públicas. Essa ideia foi o ponto de partida para a elaboração do livro “Infância que te quero ter“.
Pensando na formação dos alunos da escola pública o Bruno teve a ideia de produzir um livro feito pelos próprios alunos. Assim, foi proposto aos alunos da 7a série da Escola Estadual Drº Mariano da Rocha o desafio: pesquisar e depois escrever poemas sobre o tema infância. Durante o ano de 2008, debates serviram de base para que os alunos produzissem os poemas. Depois desta etapa, cada aluno entregou dois trabalhos, sendo que um deles foi escolhido para fazer parte do livro.
O projeto ajuda na auto-estima dos alunos pelo reconhecimento do trabalho realizado, além de entenderem melhor a importância da escrita afirma o organizador do livro Bruno Resende Ramos.
Para ler na íntegra, clique aqui!

Ao final da matéria, fica a seguinte mensagem: "Exemplo a ser seguido! Faça também a sua parte por um Mundo melhor. Parabéns Professor Bruno Resende Ramos!" Como admiradora do projeto e do Bruno, deixo aqui meu incentivo e, se permitem, faço minhas essas palavras!

5 comentários:

  1. Oi, Bruna! Seu blog é lindo e tenho mta vontade de um livro seu! Estou vendo vários blogs divulgando e fazendo ótimos comentários sobre seus livros! Tb tenho um blog: http://ink-mundodetinta.blogspot.com/ sobre literatura! Gostaria de saber como fazer uma parceira com vc e a editora, sortear um dos livros no meu blog! Bjinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi bruna!!!
    parabéns por divulgar esses trabalhos e ajudar a serem reconhecidos, beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna,

    Sinto-me muito feliz pela calorosa escrevinhação a respeito do projeto Nova Coletânea. Você não faz diferente multiplicando aqui os anúncios de boas ideias que vão além das vias literárias. O sucesso não veio para você por acaso. Abraçando as boas causas, mesmo, como disse, menores o país tende a melhorar e muito. A cooperação é uma lei da vida da sobrevivência. Soubessem os dinossauros desfrutar dela, talvez estivessem por aqui, o que para nós não seria talvez uma grande vantagem. Sim, preferimos imitar as abelhas, operárias da partilha, da solidariedade.
    A você o meu mais carinhoso obrigado.

    Atenciosamente,

    Bruno R. Ramos

    ResponderExcluir
  4. É com muita alegria que nós, do Espaço Aberto, viemos te convidar a participar do nosso primeiro Concurso Literário, a ser realizado no dia 12 de Junho, próximo sábado. Os interessados deverão fazer, nesse dia, um post em seus blogs, escrevendo sobre o tema: “Meu jeito de dizer que te amo” e o título do post deve ser esse mesmo. Mas ATENÇÃO: desta vez não haverá prazos, o concurso é válido SOMENTE para o dia 12 de JUNHO.
    Assim que postar o seu texto, visite-nos no Espaço Aberto e deixe lá o seu link para que possa participar do concurso.

    Contamos com a sua participação!
    Até sábado!

    Todas as informações sobre o concurso poderão ser encontradas e as dúvidas tiradas nos seguintes blogs:

    http://bomruim.blogspot.com/
    http://jardimdasan.blogspot.com/
    http://lienemarcia.blogspot.com/
    http://lienemarcia.blogspot.com/
    http://frutosdoverseiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Querida Bruna, vim te oferecer um selo de Melhores Blogs Culturais do Brasil. Esta no meu bebê Mimos e Homenagens. http://mimosehomenagens.blogspot.com.
    Também quero te convidar para conhecer o blog da
    minha irmã Odete, http://odetedan.blogspot.com
    é um blog educacional muito interessante.
    bjus
    Marineide

    ResponderExcluir

Comente aqui, vou adorar trocar opinião!