Meus livros!

29 julho 2010

O LIVRO DA MINHA VIDA

Por que escrevo? Já me perguntaram diversas vezes. Eu não sei o motivo. Dom, vocação, habilidade, fuga? As respostas poderiam ser tantas... Prefiro falar o que escrever significa para mim: magia, ritmo, cores, horizontes, personalidades, envolvimento, resumindo, paixão.

Mas toda paixão nasce de um primeiro contato. O meu foi com a leitura. Desde que aprendi a ler, a Literatura trouxe novos horizontes para minha vida. Mais atraentes do que a realidade de uma criança solitária. E de repente eu estava ali sentada e viajando pelo mundo! Conheci lugares inexistentes e tão reais. Com o tempo, minha alegria era fechar os olhos e IMAGINAR minhas próprias histórias, pois ainda não sabia como redigi-las.

Ao falar sobre o livro da minha vida, não penso no primeiro conto que ouvi, nem no primeiro livro infantil que ganhei, o que me vem à cabeça é o primeiro romance que li, pois foi ele que despertou minha vontade de escrever.

O título? Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito). Obra-prima de Jane Austen, foi concluído em 1797 e publicado em 1813. Traz a inesquecível história de amor de Elizabeth (Lizzie) e o Sr. Darcy.

Para quem não conhece, a trama se passa no final do século XVIII, na Inglaterra. É uma reprodução fiel da vida provincial inglesa, com crítica acentuada ao comportamento social medíocre.

As irmãs Bennet, Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty, foram criadas por uma mãe fútil e obcecada em encontrar genros com situação financeira estável de forma a assegurar o futuro das filhas. Quando o Sr. Bingley, um solteiro rico, ocupa a mansão vizinha, mãe Bennet entra em alvoroço. E mais, com a chegada de jovens oficiais à vila, não faltam pretendentes para as cinco irmãs. A mais velha, Jane, tranquila e muito bonita, parece inclinada a ganhar o coração do Sr. Bingley, mas é quando Lizzie conhece o bonito e “arrogante” Sr. Darcy que a história produz faíscas. E não é que os dois encontram um oponente a altura?

Elizabeth é a personagem marcante da autora, inteligente e irônica, usufrui da predileção do pai e tem uma perspectiva mais abrangente do que as irmãs. Já o Sr. Darcy, é um homem aparentemente inatingível que sofre uma inversão de valores quando Lizzie passa a ocupar sua atenção e seu coração. Definitivamente, o título faz jus ao enredo.

Depois de “orgulho e Preconceito”, procurei outros romances. Os de autoria da mesma escritora - imaginem que muitos veem Jane Austen como a segunda personalidade mais importante da Literatura Inglesa depois de William Shakespeare. E sabemos que ser sucessora de um autor que marcou gerações não é para qualquer um, verdade? - Enfim, como eu dizia, conheci obras clássicas, contemporâneas, estrangeiras e nacionais. Vários gêneros, com suas tantas interpretações da fantasia e da realidade.

Ler renova nosso jeito de ser, cria caminhos que não existiam num primeiro momento. Seja através do sobrenatural ou da realidade reinventada, podemos viajar nas páginas de um livro. É assim que minha vida ganha um outro sentido quando leio ou escrevo. Dificuldades existem. São muitas e tantas, mas como uma romancista em seus primeiros passos, acredito que o amor, seja em qualquer forma, é capaz de promover grandes mudanças e gerar motivação. Uma motivação capaz de vencer os obstáculos e as resistências. E é assim que o livro de alguém, um dia se torna o livro de nossa vida.

12 comentários:

  1. Bom dia Bruna:
    Sem dúvida, o que motiva o escritor é um grande amor. Amor pelas histórias, estórias, pelas leituras, pelas maneiras de expressar os sentimentos, falar do que vai dentro da alma. Lindo o romance que menciona de Jane Austen. Cada escrito, cada estória, torna-se livros baseados na memória, na trajetória de muitas vidas. Lindo o seu texto, parabéns!! Um abraço ;)

    ResponderExcluir
  2. Bruna, vc já leu Orgulho, preconceito e zumbis?
    Achei uma porcaria...rs

    bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna!
    Saudades de estar aqui... Minha vida anda tão corrida que fiquei em falta com os meus amigos do blog!
    Adorei a sua postagem... Acho que quem gosta de escrever automaticamente precisa gostar de ler...pois uma coisa complementa a outra.

    Vc tem lugar especial em meu coração.

    Beijos mil

    ResponderExcluir
  4. Orgulho e Preconceito é o meu livro preferido também!
    Não tem outro que tome o seu lugar. ♥

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Bruna!
    Os dias foram tão corridos ultimamente que eu nem pude comentar seu post lá no Espaço Aberto. Muito legal o assunto que vc levou pra lá, falando sobre os direitos autorais e a verdade sobre a publicação de livros.
    Eu também sempre adorei ler e isso eu devo à minha mãe, que me ensinou a ler e escrever quando eu tinha 4 anos, e que depois me presenteava com livros e mais livros. Jane Austen também é uma de minhas escritoras preferidas e eu AMO Pride and Prejudice.
    Tô vendo que temos muitas coisas em comum... hihihi.
    Meninaaaaaaaaa! Fiquei super interessada no seu livro! Adoro romances assim! Já está a venda?

    Super beijo pra você, querida!
    E, agora que cheguei, não vou mais embora! rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. oiiii bruna td bem? to tão sumida néh..aii menina tem te falo minha vida ta de ponta cabeça, mais tirei um tempinho para ti dar um oizinho..estou trabalhando muito e fui ver minha família que fazia 4 anos que não via...mais vou arrumar tempo para passar mais aqui..bjs flor

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!
    Vc gosta de rock?
    quer ganhar um CD personalizado?
    Então passa lá no Mix:
    http://www.mixculturainformacaoearte.com/2010/08/live-and-dangerous-thin-lizzy-coluna-de.html

    bj

    ResponderExcluir
  8. Olá, venho fazer um convite, para conhecer Derin e Shard - Contos de uma Andarilha, um novo universo fantástico, criado, escrito e ilustrado por Anerol Sevla, com aventura, romance, suspense e mistério. Uma série em capítulos, recentemente publicada no blog LugarDistante, acesse:

    http://lugar-distante.blogspot.com/search/label/Contos%20de%20uma%20Andarilha

    Essa faz parte de um pacote de novidades recentes no LugarDistante: http://lugar-distante.blogspot.com/

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  9. A paz do Senhor Jesus seja com vc
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    Esta pequena reflexão nos mostra uma realidade que não deveria existir de maneira alguma
    Laia.......

    "Clique Aqui -> Dia Dos Pais [Reflexão]"

    "http://aureliomcgomes.blogspot.com/2010/08/diadospaisreflexao.html"

    Amo ler seus comentários e tenho prazer em responde-los

    "clique aqui http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

    Fique na paz do Senhor

    Atenciosamente,
    "Aurelio MC Gomes - Blog Eu Sou o Mensageiro!"

    ResponderExcluir
  10. Ola Bruna.
    É muito bom ler a sua visão sobre escrever.
    Ela mostra o que estou sentindo de você ao ler seu livro. Uma sensação leve, envolvente e apaixonante que me coloca dentro da história Continue escrevendo e lendo obras que tornem mais rico seu conhecimento.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou divulgando meu blog.Ele se chama Escritos, Livros e Vida. Se quiser seguir e comentar, sinta-se a vontade!!!

    http://escritoslivrosevida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oieeee tudo bem com vc?Seu blog é destaque essa semana no magiagifs,pela beleza e pelo carinho com q é cuidado parabéns!Tem um selinho e meu award pra vc.
    **Os verdadeiros amigos são como as estrelas no céu. Eles são mais claros nos tempos de escuridão.**
    Beijinhus
    Magiagifs(Li)
    www.magiagifs.com.br

    ResponderExcluir

Comente aqui, vou adorar trocar opinião!