Meus livros!

13 dezembro 2015

CULTIVE-SE


“A cultura está acima da diferença da condição social”.
Confúcio

A cultura e a literatura estão sempre em constante diálogo. Porque culturalizar é justamente criar meios de propagar a cultura. E essa cultura resulta da criação humana em suas muitas manifestações. A literatura é uma dessas manifestações, através dela se cultiva o conhecimento, mas vamos combinar que acima de tudo a literatura é uma arte.
E a gente sabe que a arte é uma forma de reinventar a vida. De recriá-la nas palavras do escritor, na poesia do poeta, na pintura do pintor, na canção do compositor. São tantas formas, mas arte é arte. Não se importa com o meio ou a condição. Não é arrogante e nem preconceituosa. É livre por natureza. É para todos. É a capacidade que o homem tem de recriar as cores, as imagens, as histórias e até a matéria-prima como no caso do escultor.
É essa mesma capacidade criativa do homem que faz maravilhas. É genial. Ela traz invenções, descobertas, novidades, utilidades e acontece a cada segundo dentro de alguém.
Eu ainda lembro a primeira sensação que tive ao ler um livro. Nossa, parecia mágico que de repente minha vida ganhasse outro sentido através das páginas. Mas isso não acontece necessariamente no primeiro contato que temos com a leitura. Não. Essa magia vem quando a gente realmente se torna sensível ao que lê.
A gente ri e chora com uma boa história. A gente aprende, imagina, vibra e espera. Essa sensação só é maior quando você escreve seu próprio enredo.
Nada melhor para uma criança ou um adolescente do que ler e ler cada vez mais. Vale todas as formas de texto: virtual ou impresso. Vale contador de histórias e também audiolivro. O importante é o que aquele livro tem a dizer e o que soma ao nosso conhecimento. Porque precisa somar sempre.
Ler muito acaba resultando em escrever muito também. E cada vez melhor. Explore as bibliotecas ao seu alcance. As físicas e as virtuais. E acima de tudo aprenda a garimpar as boas histórias. Porque – como eu disse – elas precisam somar. E aí sim você estará pronto para escrever e se aventurar num novo tema. Estará apto a culturalizar.
Cultive-se. Somente através do conhecimento a gente pode fazer diferente e quem sabe ser a diferença.
Bruna Longobucco
www.brunalongobucco.com.br

3 comentários:

  1. Só através da leitura conseguiremos melhorar as condições do nosso pais. Bjs, Adriana Aguiar

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A sua prosa anima,
    é bela a sua prosa
    porque você menina
    é uma linda Rosa!

    Boa noite Bruna, e bons sonhos!

    ResponderExcluir

Comente aqui, vou adorar trocar opinião!